quinta-feira, 31 de março de 2011

Substância química pode ajudar o cérebro a produzir novas células funcionais



Regenerador de neurónios


Especialistas da Universidade do sudoeste do Texas, nos Estados Unidos, identificaram uma substância química (P7C3) que faz com que nasçam novos neurónios no cérebro.

Esta substância vai actuar de forma específica na região onde se alojam as capacidades de aprendizagem e de memória, melhorando a aptidão para guardar lembranças, bem como para aprender e realizar novas tarefas.

Segundo os investigadores, este composto químico, similar a um fármaco usado para a demência degenerativa, pode ajudar o cérebro a produzir novas células funcionais, melhorando a eficácia da medicação para doenças como o Alzheimer.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Estudo abre caminho a tratamento de doenças de destruição óssea



Um estudo realizado por uma equipa de investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) do Porto abre caminho ao tratamento de doenças como a osteoporose e a artrite reumatóide. O estudo acaba de ser publicado no Journal of Cellular Physiology.

Nesta investigação provou-se que “os níveis de adenosina controlam a remodelação do osso em mulheres na pós-menopausa”. Os resultados “abrem caminho na procura de novos alvos moleculares destinados ao tratamento de doenças como a osteoporose e a artrite reumatóide, onde a destruição óssea ultrapassa a capacidade individual de formação de osso”.

 

A adenosina é uma das substâncias produzidas pelas células ósseas e interfere na remodelação do osso. Actualmente, segundo a equipa liderada por Paulo Correia de Sá, “não existe nenhum medicamento aprovado para o tratamento das doenças ósseas capaz de aumentar os níveis de adenosina e/ou a sua acção farmacológica sobre as células progenitoras do osso”.

.

terça-feira, 29 de março de 2011

Exercício físico diminui impacto do sal na pressão arterial

   
  
A prática de exercício físico reduz o efeito que o sal provoca na pressão arterial sanguínea, de acordo com um estudo apresentado num congresso  da American Heart Association, nos EUA.  Desta forma, quanto mais se praticar exercício, menor é o impacto de uma dieta com elevado teor de sal no aumento da pressão arterial sanguínea.
  
Durante duas semanas, os investigadores da Tulane University School of Public Health & Tropical Medicine
, em Nova Orleães, EUA, compararam este parâmetro em mais de 1900 participantes que, ao longo de sete dias, tinham adoptado uma dieta com baixo teor de sal (três mil miligramas por dia) e, na semana seguinte, recorreram ao consumo excessivo deste ingrediente - 18 mil miligramas diários.
  
O questionário que avaliou a actividade física distribuiu os participantes por quatro grupos distintos, que variavam entre os fisicamente muito activos até aos bastante sedentários.

   

sexta-feira, 25 de março de 2011

Visita ao IBILI destacada na Gazeta das Caldas


A visita por nós realizada ao IBILI (Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem) mereceu destaque na última edição da Gazeta das Caldas:

Um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Raul Proença, deslocou-se à Universidade de Coimbra, a 18 de Março, para conhecer o que se faz ao nível da investigação, no Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI) da Faculdade de Medicina daquela universidade.
   
Integrada na Semana Internacional do Cérebro, que se realizou entre os dias 14 e 20 de Março, esta visita de estudo proporcionou aos jovens caldenses uma experiência única pois, para além do aprofundamento dos seus conhecimentos de Biologia, aprenderam a praticar algumas das técnicas de investigação que actualmente permitem aos cientistas decifrar os mistérios do funcionamento do cérebro.
   
Durante a Semana Internacional do Cérebro, que em Portugal se realiza desde 2005, é habitual que as universidades e outras instituições de investigação organizem actividades para as escolas. O grupo de alunos que se deslocou a Coimbra, durante a Semana Raul Proença, que se realizou recentemente, dinamizou um laboratório aberto de neurociências, tendo sido também responsáveis pela organização da “Raulmedical-I Feira da Saúde da Raul Proença” (para saber mais sobre o projecto:
http://raul).medical.blogspot.com
  
Deste grupo fazem parte os estudantes Alexandre Cirilo, Catarina Lopes, Diogo Silva, Inês Soares, Nuno Cordeiro e Pedro Alves. 

.
    
O grupo NeuroRaulogia - Raul Medical agradece às Doutoras Ana Paula Silva e Rosa Fernandes, bem como às suas colaboradoras, a simpatia com que foi recebido e a oportunidade única que nos proporcionaram.
.
Muito obrigado!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cientistas produzem esperma em laboratório


Um grupo de cientistas japoneses da Universidade de Yokohama conseguiu criar, a partir de um milímetro de tecido do testículo de um ratinho, esperma em laboratório. A investigação abre portas a futuras terapias para preservar a fertilidade masculina.
.
O mecanismo de produção de espermatozóides a partir de células reprodutivas masculinas é um dos processos mais complexos do organismo humano e que pode chegar a demorar um mês no interior dos testículos. Daí que, até agora, tenha sido tão difícil reproduzir este processo em laboratório. Uma barreira que um grupo de investigadores japoneses conseguiu ultrapassar, tendo agora publicado um estudo com as conclusões na revista Nature.
.
A descoberta veio demonstrar que é possível obter espermatozóides a partir de um cultivo de células testiculares e, mais difícil ainda, a partir de ratinhos recém-nascidos e que ainda não se conseguem reproduzir. Mas, mais importante, o grupo conseguiu utilizar o esperma para fecundar um óvulo, dando início a uma longa descendência de ratinhos saudáveis e férteis.
.

terça-feira, 22 de março de 2011

Investigadores portugueses descobrem gene supressor de cancro

      
Desenvolvimento de moléculas perdidas poderá resultar em novas ferramentas terapêuticas
    
Uma equipa de investigadores portugueses – do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra –, com a colaboração de parceiros de Santiago de Compostela e outras instituições, descobriram “um gene supressor do cancro".
    
O estudo liderado por Paula Soares, do IPATIMUP, que contou ainda com o seu colega Hugo Prazeres e os investigadores do IPO-Coimbra, Fernando Rodrigues e Teresa Martins, foi recentemente publicado no jornal «Oncogene».

O LRP1B “é um gene que está normalmente presente nas células e cuja expressão pode desaparecer”, ou seja, “quando está presente retém o crescimento do tumor e quando ausente permite o seu desenvolvimento", segundo explicou Paula Soares ao «Ciência Hoje».
   
Este receptor de lipoproteínas, pertencente à classe dos LDL, existente na membrana celular, tem a função de transportar, por exemplo, o colesterol. O gene LRP1B já  “está detectado em determinados tipos de tumores”, prosseguiu a cientista do grupo de Biologia do Cancro. Os resultados publicados sugerem que a perda de LRP1B está relacionada com o aparecimento de cancro.
    

domingo, 20 de março de 2011

Nasce em Espanha o primeiro bebé seleccionado para não ter um gene relacionado com cancro da mama


Espanha deu um passo no sentido de abrir mais a porta à selecção de embriões. Um casal recorreu à procriação medicamente assistida para garantir que teria um bebé livre de uma mutação genética fortemente relacionada com o cancro da mama e que afectou várias pessoas da mesma família. O bebé, um rapaz, nasceu no final de 2010 mas só agora os investigadores catalães vieram dar a conhecer o caso, noticia o diário espanhol El Mundo
.
Em Portugal não há nenhuma situação semelhante.Em causa está o gene BRCA1 que, à semelhança do gene BRCA2, leva a que os seus portadores (em especial as mulheres, mas também alguns homens) tenham uma probabilidade acrescida de virem a desenvolver tumores da mama, ovário ou pâncreas. No caso do cancro da mama hereditário, há 60 por cento de hipóteses de os portadores da mutação genética virem a sofrer da doença e 20 por cento de terem cancro nos ovários, refere o El País. Em 99 por cento dos casos a doença afecta as mulheres, mas pode ser bastante mais grave nos homens.
.
Este era precisamente o caso do casal que recorreu ao Programa de Reprodução Assistida de Puigvert-Sant Pau de Barcelona para colocar um ponto final no historial de cancro que tinha na sua família e que estava relacionado com o BRCA1.O caso, por ser o primeiro no país, passou pelas mãos da Comissão Nacional de Reprodução Assistida espanhola, que decidiu dar luz verde à primeira selecção de embriões relacionada com uma doença oncológica. À semelhança de Portugal, a lei espanhola permite a selecção genética de embriões em algumas doenças relacionadas com um único gene e com consequências muito graves e sem solução, como é o caso da fibrose quística.
.

António Damásio dá conferência sobre as origens da consciência

 
    
Neurocientista é convidado para a sessão de apresentação do prémio Janssen Neurociências
   
O neurocientista António Damásio vai estar em Lisboa, a 31 de Março, para uma palestra sobre «As Origens da Consciência», no âmbito da conferência de apresentação do Prémio Janssen Neurociências. Este galardão, que visa distinguir um projecto de excelência desenvolvido por cientistas portugueses, abre as candidaturas para a sua primeira edição dia 1 de Abril.
   
Com o valor de 50 mil euros, este é o primeiro prémio do género em Portugal que dá apoio à investigação na área das Neurociências. Conta com o apoio institucional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e da Sociedade Portuguesa de Neurociências.
   
António Damásio é um dos mais conceituados e premiados neurocientistas mundiais. A palestra a apresentar baseia-se nas investigações que tem realizado, sendo de destacar a sua mais recente obra «O Livro da Consciência», editada o ano passado.
   
(...)
   
A conferência de apresentação do Prémio Janssen Neurociências realiza-se no dia 31 de Março, entre as 10h15 e as 13h00, no Centro de Congressos de Lisboa.
   

sábado, 19 de março de 2011

INEM treina bombeiros para o uso de desfibrilhadores automáticos

.
O INEM está a preparar os bombeiros de norte a sul do país, para o uso de desfibrilhadores automáticos, em socorro a situações de paragem cardio-respiratória. A formação é de um dia. E no final do mês, mais de cem corporações de bombeiros, recebem o equipamento.

terça-feira, 15 de março de 2011

Raul Medical e NeuroRaulogia: Um Sucesso!

Passada a semana Raul Proença, é tempo de fazer um rescaldo das actividades por nós dinamizadas. Como já tínhamos anunciado neste mesmo espaço, os eventos da responsabilidade do nosso grupo seriam a Raul Medical - I Feira da saúde e a NeuroRaulogia - Laboratório Aberto de Neurociências, a decorrer, respectivamente, segunda e terça-feira. O interesse e colaboração dos alunos, funcionários e docentes da nossa escola superaram a nossa expectativa, contribuindo para o bom ambiente em ambos os momentos. É também importante referir que os meios de comunicação locais como a TV Caldas, a Gazeta das Caldas e o Jornal das Caldas noticiaram as duas actividades.
 
 
A I Feira da Saúde da ESRP foi um sucesso!
Segunda-feira, dia 28 de Fevereiro de 2011, realizou-se no polivalente da nossa escola a Raul Medical, actividade cujo objectivo foi estimular o interesse por diversas áreas da saúde.
    
Na Feira da Saúde estiveram várias bancas ao longo do pavilhão polivalente da escola, onde foram abordados temas como o funcionamento do cérebro, o rastreio dentário, o suporte básico de vida, as medicinas alternativas, a luta contra o cancro, a educação sexual e os problemas da toxicodependência.
    
O evento ficou marcado por uma forte adesão por parte de toda a comunidade escolar, que participou entusiasticamente nas actividades disponibilizadas.
  
   
No dia seguinte, terça-feira, dia 1 de Março de 2011, desenvolvemos a NeuroRaulogia, um laboratório aberto do cérebro com o objectivo de estimular o interesse da comunidade escolar pelas neurociências.
   
Esta iniciativa foi também muito bem recebida pelos visitantes, com grande afluência de alunos de todas as idades, professores e funcionários, que demonstraram ser um público ávido de aprender um pouco mais sobre os mistérios do nosso cérebro.
  
Ao longo da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de:
  • manusear cérebros de carneiro, de forma a aprender mais sobre anatomia encefálica;
  • assistir a uma demonstração interactiva sobre os efeitos de diferentes substâncias psicotrópicas no sistema nervoso, nomeadamente a LSD e o álcool;
  • visualizar uma apresentação sobre algumas doenças neurodegenerativas mais incidentes na população, como o Alzheimer e a Esclerose Múltipla;
  •  observar preparações definitivas de neurónios ao microscópio óptico, para compreender a ultraestrutura destas células.
  
  
Agradecemos a todos os que nos apoiaram nesta jornada, em especial ao professor Edgar Ximenes, que nos disponibilizou sempre as melhores ferramentas para levarmos a cabo com sucesso este projecto!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cientistas conseguem inverter relógio celular


Uma equipa de investigadores da Universidade Central de Taiwan obteve um importante avanço científico em relação a técnicas de rejuvenescimento celular. Os cientistas inverteram o relógio celular com a injecção de genes.
.
O grupo de trabalho da universidade e do Hospital Geral Cathay injectaram quatro genes (Out4, Sox2, Klf4 e c-Myc) em células maduras – consideradas "a chave da vida", segundo um dos investigadores do Hospital de Cathay, Ling Qingdong. A medida permitiu que o relógio celular regredisse e voltasse ao início, a um estado semelhante ao da fertilização.
.
A técnica não exige a injecção dos genes em vírus, o que evita a contaminação, e não necessita de células embrionárias, acrescentou Ling. As experiências tiveram êxito de 0,3 a um por cento – o que significa que ainda é necessário fazer muita mais investigação antes de serem aplicadas em técnicas de rejuvenescimento, disse o professor Akon Higuchi, da Universidade Central de Taiwan.
.