Passada a semana Raul Proença, é tempo de fazer um rescaldo das actividades por nós dinamizadas. Como já tínhamos anunciado neste mesmo espaço, os eventos da responsabilidade do nosso grupo seriam a Raul Medical - I Feira da saúde e a NeuroRaulogia - Laboratório Aberto de Neurociências, a decorrer, respectivamente, segunda e terça-feira. O interesse e colaboração dos alunos, funcionários e docentes da nossa escola superaram a nossa expectativa, contribuindo para o bom ambiente em ambos os momentos. É também importante referir que os meios de comunicação locais como a TV Caldas, a Gazeta das Caldas e o Jornal das Caldas noticiaram as duas actividades.
A I Feira da Saúde da ESRP foi um sucesso!
Segunda-feira, dia 28 de Fevereiro de 2011, realizou-se no polivalente da nossa escola a Raul Medical, actividade cujo objectivo foi estimular o interesse por diversas áreas da saúde.
Na Feira da Saúde estiveram várias bancas ao longo do pavilhão polivalente da escola, onde foram abordados temas como o funcionamento do cérebro, o rastreio dentário, o suporte básico de vida, as medicinas alternativas, a luta contra o cancro, a educação sexual e os problemas da toxicodependência.
O evento ficou marcado por uma forte adesão por parte de toda a comunidade escolar, que participou entusiasticamente nas actividades disponibilizadas.
No dia seguinte, terça-feira, dia 1 de Março de 2011, desenvolvemos a NeuroRaulogia, um laboratório aberto do cérebro com o objectivo de estimular o interesse da comunidade escolar pelas neurociências.
Esta iniciativa foi também muito bem recebida pelos visitantes, com grande afluência de alunos de todas as idades, professores e funcionários, que demonstraram ser um público ávido de aprender um pouco mais sobre os mistérios do nosso cérebro.
Ao longo da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de:
- manusear cérebros de carneiro, de forma a aprender mais sobre anatomia encefálica;
- assistir a uma demonstração interactiva sobre os efeitos de diferentes substâncias psicotrópicas no sistema nervoso, nomeadamente a LSD e o álcool;
- visualizar uma apresentação sobre algumas doenças neurodegenerativas mais incidentes na população, como o Alzheimer e a Esclerose Múltipla;
- observar preparações definitivas de neurónios ao microscópio óptico, para compreender a ultraestrutura destas células.
Agradecemos a todos os que nos apoiaram nesta jornada, em especial ao professor Edgar Ximenes, que nos disponibilizou sempre as melhores ferramentas para levarmos a cabo com sucesso este projecto!
Sem comentários:
Enviar um comentário