sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo



Em vésperas de entrada no ano 2011, o grupo Raul Medical deseja a todos os seus leitores umas boas entradas e um feliz Ano Novo, com muita saúde!

Esperamos que continuem a acompanhar este projecto com o mesmo entusiasmo que nos leva, quase diariamente, a trazer-lhe as informações mais recentes sobre os avanços da Medicina a nível mundial.

A todos um feliz 2011! 

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Luz dos pirilampos pode originar marcador biomédico

.
Uma equipa de físicos e bioquímicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um método para modificar a molécula responsável pela emissão de luz dos pirilampos, no sentido de vir a gerar um marcador químico para futuras aplicações na saúde.
.
Conhecendo a constituição física e química da molécula geradora de luz nos pirilampos e a proteína onde está inserida, os investigadores começaram por estudar os detalhes dessa proteína, não só para perceber o seu funcionamento, mas essencialmente, para compreender como intervém no processo de emissão de luz e de cor - bioluminescência- da molécula.
.
Ao longo de quatro anos de investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foi recolhida e estudada a informação necessária para perceber o comportamento em ambientes adversos. Avançou-se, então, para o que se pode denominar como a “realização de um filme com o objectivo de obter a resposta individualizada de cada actor nos diversos cenários”, explicou o coordenador do estudo, Fernando Nogueira.
.
Segundo o mesmo, a análise deste complexo conjunto de dados permitiu trabalhar mutações de modo a provocar a resposta óptima da molécula para garantir um marcador eficiente em futuras aplicações biomédicas.

.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lápis IKEA fazem «sucesso» em cirurgias


Para além de disponibilizar todo o tipo de mobiliário e acessórios de decoração para a casa, a IKEA pode descobrir uma oportunidade de negócio nos lápis que oferta nas suas lojas. Segundo um artigo publicado no "British Medical Journal", os lápis IKEA são melhores na demarcação de cortes em cirurgias do que as canetas que tradicionalmente são utilizadas para o efeito.
.
Karen Eley, do Departamento de Nuffield de Ciências Cirúrgicas da Universidade de Oxford, e Stephen Watt-Smith, do Departamento de Cirurgia Maxilo-facial no Hospital John Radcliffe, em Oxford, dizem que, enquanto a popularidade destes lápis vai aumentanto entre os consumidores, havendo até grupos alusivos a este material na rede social Facebook, o material também se vai revelando uma surpresa no que diz respeito à sua utilidade em cirurgias.
.
“Por mais populares que esses lápis sejam , ficamos surpreendidos quando nos foi entregue um durante uma cirurgia”, disseram os especialistas, acrescentando que a sua utilização para marcar os cortes em operações cranio-faciais e maxilo-faciais foi bem sucedida, revelando-se ainda melhor do que os marcadores de feltro que costumam ser usados, visto que as marcas destes normalmente são “apagadas” pela irrigação ou pelos tecidos fluídos.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Alzheimer é detectável antes dos primeiros sintomas

.
Investigadores britânicos anunciaram que encontraram forma de detectar o Alzheimer anos antes de os primeiros sintomas surgirem, através de uma punção lombar combinada com um exame que sinaliza a contracção do cérebro.
.
Segundo o website da televisão pública britânica BBC, cientistas do Instituto de Neurologia da Universidade de Londres (College University) acreditam que estes exames combinados são capazes de identificar pacientes com sinais de demência precoce, podendo administrar, mais cedo, medicamentos para retardar ou parar a doença.
.
Esta proposta analisa se o cérebro está a encolher e se os níveis de uma proteína chamada amilóide estão mais baixos do que o normal no líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a espinal-medula.

A equipa do Instituto de Neurologia londrino espera que estes exames possam trazer uma maneira de detectar a doença muito antes do que é actualmente possível.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal


O grupo Raul Medical deseja um feliz Natal a todos os seus leitores e agradece todo o apoio dado até agora.
.
Boas festas!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DNA integral de futuro bebé é detectável no sangue da mãe


Genoma completo pode ser sequenciado a partir de células fetais
.
O DNA completo de um futuro bebé circula no sangue da mãe e pode ser sequenciado, segundo dizem os investigadores da Universidade de Hong Kong (China). Contudo, o genoma integral da criança em gestação não é facilmente acedido, mas pode ser reconstituído a partir de células fetais. O estudo vem publicado na «Science Translational Medicine».
.
Segundo a investigação, liderada por Dennis Lo, para detectar anomalias cromossomáticas ou doenças hereditárias, as técnicas mais usadas são a amniocentese e a biópsia de células do trofoblasto – métodos que dão acesso à informação genética do feto –, mas são processos que aumentam os riscos de falso parto. A equipa de Dennis Lo decidiu desenvolver outras técnicas para evitar este tipo de exame médico.
.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Frio é mau para o coração

.
"O frio tem impacto negativo na saúde e especialmente no risco de doenças cardíacas, apesar de ser um problema pouco conhecido. A protecção contra o frio pode evitar uma série de complicações. Aliás, condições extremas podem mesmo levar à morte.
.
Andar ao frio equivale a um esforço violento para o coração e aumenta o risco de enfarte do miocárdio e a situação piora assim que a humidade se infiltra no organismo. Também há más notícias para quem gosta de férias na montanha, porque a altitude rareia o oxigénio e provoca insuficiência respiratória.
No caso dos asmáticos, quando o termómetro desce estes têm mais probabilidades de sofrer uma crise já que os brônquios encolhem, mas o maior risco surge quando a humidade aumenta a possibilidade de infecções e a propagação do vírus poderá ter tendência para se prolongar.
.
Contudo, o coração e os pulmões não são os únicos alvos do frio. Os vasos sanguíneos são igualmente atingidos. Com súbitas mudanças de temperatura, as mãos ficam ligeiramente arroxeadas por vasoconstrição. Na maior parte dos casos, este problema é benigno, ocasionando apenas pequenas frieiras, mas a vasoconstrição, dificultando a circulação sanguínea nas extremidades do corpo, pode também levar a esclerodermia."
. 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Nova unidade de Estimulação Cerebral em Coimbra

.
Os Hospitais da Universidade de Coimbra estão apostados em revolucionar o tratamento de doenças psiquiátricas e neurológicas. E a nova Unidade Não Invasiva de Estimulação Cerebral está já pronta a receber doentes.

Sumo de romã pode travar cancro da próstata

.
Investigadores da Universidade Riverside, na Califórnia, identificaram substâncias químicas no sumo da romã que parecem inibir o movimento de células cancerígenas e impedir o aparecimento de metástases no cancro da próstata.
.
De acordo com o estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Americana de Biologia Celular, que se realizou em Filadélfia, este efeito foi verificado em laboratório, pelo que os investigadores planeiam fazer testes em homens com a doença para determinar as doses eficazes e identificar os efeitos secundários das substâncias analisadas.
.
Quando o cancro da próstata reaparece em pacientes que já foram operados ou sujeitos a radioterapia, a supressão da testosterona é o tratamento que se segue, visto que as células cancerígenas precisam desta hormona para se expandir. No entanto, nem sempre este passo é eficaz, pelo que o cancro pode tornar-se muito agressivo e alastrar-se para outros órgãos. Foi nesta fase que o sumo foi testado.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Prémio Pessoa para Maria do Carmo Fonseca


.
"Maria do Carmo Fonseca foi a vencedora do Prémio Pessoa 2010, atribuído hoje numa cerimónia no Palácio de Seteais. A cientista foi distinguida pelo seu trabalho na identificação dos mecanismos de transmissão de mensagens no interior da célula.
.
Maria do Carmo Fonseca é professora catedrática e actual directora do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa. De acordo com o júri desta edição, “a sua contribuição original, que inclui cinco publicações durante o ano de 2010 em revistas de grande prestígio internacional, consiste na identificação dos mecanismos de transmissão de mensagens no interior da célula e tem como objectivo final a melhor compreensão de doenças causadas por erros da natureza que afectam esse processo”."
.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Médicos alemães declaram cura de VIH em paciente após transplante de medula óssea


"O caso remonta a 2007. Na altura, um norte-americano de 42 anos, residente em Berlim e infectado pelo VIH, tinha desenvolvido uma leucemia aguda. A quimioterapia falhou e seguiu-se um transplante de medula óssea. Após a intervenção, as análises revelaram que o vírus responsável pela sida tinha desaparecido do seu corpo. Quatro anos depois, a equipa de investigadores alemães confirma que o transplante conseguiu erradicar o VIH do doente e deu-o como curado.
.
De acordo com Thomas Schneider e os seus colegas da Universidade Médica de Berlim o paciente, que tinha leucemia e VIH, quatro anos após a cirurgia continua livre do vírus. “Os nossos resultados sugerem fortemente que a cura para o VIH foi conseguida para este paciente”, lê-se no jornal médico Blood, onde acaba de ser publicado um artigo sobre o caso."
.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Linha da Frente - RTP

"ABRE-TE CÉREBRO

No próximo Linha da Frente desvendamos as mudanças na vida de cinco doentes, durante anos incapacitados. Uma cirurgia ao cérebro permitiu-lhes recuperar autonomia, dignidade, alguns até a família e a profissão.
 
Homens e mulheres de todas as idades afectados por Parkinson, Dor Crónica, Esclerose Múltipla, Depressão Grave, Síndrome Obsessivo-Compulsivo ou até Alcoolismo.   
 
"Abre-te Cérebro" é um trabalho da jornalista Paula Rebelo, com imagem de Rui César e edição de Sérgio Tomás."

sábado, 11 de dezembro de 2010

Proteína da doença de Alzheimer não é bem degradada e acumula-se



Uma equipa de investigadores descobriu que a proteína mais associada à doença de Alzheimer não é bem degradada e vai-se acumulando. O artigo que anuncia esta descoberta é publicado hoje na revista Science e sugere que a doença pode começar dez anos antes de surgirem os primeiros sintomas.A Alzheimer afecta 26 milhões de pessoas em todo o mundo. É uma doença que costuma aparecer a partir da meia idade e caracteriza-se pela perda de memória e progressiva incapacidade dos doentes.
.
Uma das características fisiológicas mais associada à doença é a acumulação da proteína beta-amilóide no cérebro. No entanto, ainda não conseguiu provar-se que esta acumulação desencadeia a doença.
.
“Nas pessoas que têm a doença de Alzheimer, sabemos que existe uma grande quantidade da proteína beta-amilóide no cérebro”, disse à agência Reuters Randall Bateman, coordenador da investigação. “A questão é: como é que a proteína foi lá parar?”
.
A equipa de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, comparou o metabolismo desta proteína entre um grupo de pessoas saudáveis e outro grupo que sofre da doença.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dose diária de aspirina com leite pode reduzir mortalidade de vários tipos cancros

Uma dose diária de aspirina com um copo de leite poderá reduzir significativamente a probabilidade de se morrer com vários tipos de cancro, concluiu um estudo hoje publicado na revista médica «The Lancet». A investigação, dirigida por Peter Rothwell, da Universidade britânica de Oxford, refere que tomar este fármaco durante vários anos reduz o risco de se contrair a doença, ao mesmo tempo que o cálcio do leite aumenta as propriedades benéficas do medicamento.
.
Neste sentido, o professor afirmou que a sua investigação poderia obrigar a rever as recomendações das autoridades sanitárias em relação aos prós e contras da aspirina que, até agora, não era prescrita a adultos saudáveis de meia-idade, por haver um pequeno risco de hemorragia interna.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Investigadores clonam fêmea a partir de dois ratos machos

 
"Uma equipa de investigadores norte-americanos conseguiu, a partir de células estaminais de dois ratos machos, clonar um animal de sexo feminino. A novidade poderá permitir ajudar a preservar espécies em perigo e ajudar casais homossexuais a terem os seus próprios filhos.
.
O estudo foi publicado no «Biology of Reproduction», por especialistas em reprodução da Universidade do Texas. Segundo o artigo, os cientistas conseguiram manipular células estaminais de um feto macho (XY) de um ratinho para produzir células estaminais pluripotentes, induzidas. Algumas das células perderam naturalmente o cromossoma Y.
.
As células foram injectadas em embriões provenientes de ratos fêmeas e transplantadas para uma delas – a portadora que deu à luz dois ratinhos portadores do cromossoma X, proveniente originalmente do rato macho."

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cocktail para os ossos


"Um recente estudo norte-americano precisa quais as quantidades de cálcio e de vitamina D necessárias por dia. O Instituto Americano de Medicina (NIH) é mitigado pelas virtudes daquilo que funciona contra doenças cancerígenas e cardiovasculares, atribuídas desde alguns anos à Vitamina D. O documento confirma ainda a importância do composto orgânico para o crescimento dos ossos e saúde do esqueleto.
.
Neste contexto, o NIH estabelece novos níveis de consumo diário de vitamina D e cálcio, sublinhando que a maioria dos norte-americanos e canadianos absorvem quantidades insuficientes na sua alimentação. As quantidades necessárias para o efeito protector destes nutrientes, no que refere doenças cardíacas e cancerígenas, ainda não são claras e é importante realizar ensaios clínicos mais rigorosos.
.
A vitamina D, obtida através de um derivado do colesterol sob o efeito do sol sobre a pele, favorece a absorção intestinal do cálcio. O estudo conclui que os norte-americanos e canadianos precisam de 600 unidades internacionais de vitamina D por dia até aos 70 anos e de 800 a partir dessa idade."

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Terapia ajudou ratos com Alzheimer

.
Um grupo de cientistas conseguiu travar, e mesmo melhorar, os problemas de memória em ratinhos com a doença de Alzheimer através de uma terapia génica, em que um gene específico foi alterado para produzir maiores quantidades de uma molécula, a EphB2, que desempenha um papel chave na função da memória. A descoberta pode levar a uma nova abordagem terapêutica em doentes humanos no futuro.
.
Uma das características da doença de Alzheimer, tanto em seres humanos como em ratos, é que os níveis da enzima EphB2 são anormalmente baixos nos centros da memória do cérebro. E foi ao aumentar a circulação dessa molécula nessas regiões cerebrais, nos ratinhos, que a equipa do Gladstone Institute of Neurological Disease (GIND), em São Francisco, nos Estados Unidos, conseguiu inverter o problema da memória. O estudo foi publicado ontem na Nature.
.

Tamanho dos dedos pode ser marcador do cancro da próstata

.
Uma investigação britânica revelou que o comprimento dos dedos de um homem pode indicar o risco deste desenvolver cancro da próstata. De acordo com o estudo publicado no "British Journal of Cancer", aqueles cujo dedo indicador é mais longo do que o anelar, têm menos probabilidade de desenvolver esta doença.
.
A dimensão dos dedos é determinada pela exposição às hormonas ao longo da gestação. Os homens que têm o anelar maior foram mais expostos à testosterona , enquanto que os que têm o indicador maior estiveram mais sujeitos ao estrogénio.
.
De acordo com os investigadores, que  compararam as mãos de 1500 pacientes com cancro da próstata com as de três mil homens saudáveis, o facto de os bebés estarem expostos a níveis menores de testosterona antes do nascimento, pode ser uma protecção contra  o cancro da próstata na fase adulta.
.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Ciência do Sono

O que se passa no seu cérebro enquanto dorme?

Dormir não é sinónimo de descanso. Pelo menos, para o cérebro, que realiza durante o sono algumas das funções mais importantes para o bom funcionamento do organismo.
-
A reparação de lesões cerebrais e conservação da memória são algumas das tarefas do cérebro enquanto dorme, mas o seu trabalho não se fica por aqui. Sabia que dormir mal pode não só ser um sintoma como favorecer o desenvolvimento de doenças a longo prazo?
-
Na verdade, o mecanismo do sono tem uma função insubstituível para manter «certo» o chamado relógio biológico. Que, a propósito, existe mesmo e corresponde a uma área específica do cérebro.
-
Quais as funções do sono? Que impacto tem ao nível do sistema imunitário? Qual a melhor forma de adormecer e acordar? Que medidas pode adoptar para ter um sono reparador? Quais os sinais de perturbações de sono e que especialistas pode consultar?
-

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia mundial da luta contra a SIDA

.

O número de casos novos de sida caiu 50% em apenas cinco anos, revela ao DN o coordenador nacional para a infecção VIH/sida, Henrique Barros. Tomando por base os novos casos diagnosticados, o médico avançou que, "em 2005, houve 847 diagnósticos. Se em 2009 havia 440, este ano esperamos baixar para 400, já que até agora só nos chegaram 260. É um sinal de que atingiremos a meta".
.
O Dia Mundial de Luta contra a Sida assinala-se no dia 1. E, 29 anos depois do primeiro caso em Portugal, o médico e coordenador destaca os aspectos positivos e negativos da infecção, num ano em que termina o programa de 2007 a 2010 de combate à doença.
.
Os resultados superam as metas em termos epidemiológicos. Além de o número de casos novos de sida ter caído 50% - quando a meta era de 25% -, a mortalidade por sida também superou as metas, baixando 25% em quatro anos e 50% desde 2000. Segundo os dados do INE de 2009, os óbitos por doenças causadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) ascenderam a 664, quando em 2005 eram 876, o que significa que a redução foi de 24,2%. "Isto é sinal de que as pessoas não estão a morrer", diz Henrique Barros. A detecção da infecção é mais precoce, há mais doentes em tratamento e melhor oferta de medicamentos.
.