Um cogumelo utilizado na Ásia para fins medicinais revelou-se cem por cento eficaz na supressão do desenvolvimento de tumores da próstata, em testes realizados com ratos num estudo da Queensland University of Technology, Austrália.
Embora a medicina tradicional já utilize este cogumelo, denominado Yun-Zi, pelos seus efeitos terapêuticos, a investigação publicada na revista científica PLos One é a primeira a mostrar a sua eficácia em células estaminais do cancro.
Os investigadores extraíram um composto chamado polissacaropeptídeo (PSP) do caule do cogumelo e aplicaram-no em células estaminais do cancro da próstata, tendo suprimido a formação de tumores nos ratos.
"No passado, outros inibidores testados em ensaios [clínicos] tinham-se mostrado eficazes até 70 por cento, mas com este composto a eficácia contra a formação de tumores é de cem por cento", explicou Patrick Ling, líder da equipa de investigadores, acrescentando que o "mais importante é que não se verificaram efeitos secundários derivados do tratamento”.
(leia mais em http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=49321&op=all)
Sem comentários:
Enviar um comentário