quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fundação Michael J. Fox financia investigador português para estudar Parkinson

 .
      "O investigador português e subdirector do jornal «Ciência Hoje», Tiago Fleming Outeiro, ganhou um Rapid Response Innovation Award, da Fundação americana Michael J. Fox. Esta distinção, atribuída pela segunda vez a Tiago F. Outeiro, financia projectos de investigação inovadores que se foquem na origem ou no tratamento da doença de Parkinson. Desta vez, o trabalho será desenvolvido em parceria com Fran Boroveckida Universidade de Zagreb, Croácia.
.
O projecto vencedor, intitulado «Decifrar os efeitos moleculares da alfasinucleína no núcleo: ligação ao DNA e desregulação transcripcional», visa estudar a contribuição da desregulação da expressão genética no desenvolvimento da Doença de Parkinson – uma doença neurodegenerativa que atinge actualmente mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo. Manifesta-se habitualmente a partir dos 60 anos, havendo no entanto cinco a dez por cento de casos em que os primeiros indícios aparecem aos 40 anos ou ainda mais cedo. Os sintomas da doença de Parkinson mais evidentes são os tremores, a lentidão de movimentos, problemas de equilíbrio e rigidez dos membros. Pacientes famosos incluem o anterior papa João Paulo II. Resulta da perda de neurónios em várias zonas do cérebro, incluindo a substância nigra, cujas causas são ainda desconhecidas.
.
A Fundação Michael J. Fox propõe-se apoiar o desenvolvimento da cura para a doença de Parkinson, através de uma agressiva agenda de financiamento à investigação. Fundada em 2000, a Fundação já aplicou mais de 205 milhões de dólares na investigação da doença de Parkinson."
.

Sem comentários: