sábado, 22 de janeiro de 2011

Genes podem ter influência na escolha dos amigos


E se o genes além de poderem influenciar a escolha dos parceiros sexuais tiverem uma palavra a dizer nas nossas amizades? O estudo publicado esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences analisou seis genes que são conhecidos por estarem ligados ao nosso comportamento e descobriu que dois deles estão relacionados de forma oposta na forma como escolhemos as pessoas.
.
O trabalho feito por uma equipa da Universidade de San Diego e de Harvard construiu mapas de amizades a partir do estudo longitudinal sobre a saúde dos adolescentes feito a nível nacional nos Estados Unidos. Os mapas mostram que as pessoas que têm uma variante do gene DRD2 que está associado a uma maior tendência para o alcoolismo, impulsividade e hiperactividade são mais amigos entre si do que o que seria esperado.
.
Segundo James Fowler, primeiro autor do artigo, isto faz sentido. “Se sou mais impulsivo, posso escolher ter amizades com outros que são mais impulsivos”, disse citado pela revista Time. O cientista também reflecte o efeito de feedback que esta relação tem: “Sabemos que este gene mostra uma associação com o alcoolismo. O que se prova aqui é que se temos este gene, é mais provável que os nossos amigos também tenham. Não só estamos mais susceptíveis a ter um certo comportamento, como estamos com pessoas que também são susceptíveis de ter este comportamento.”
.

Sem comentários: