sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Novo detector de cancro funciona como «biópsia líquida»

.
Um novo teste sanguíneo que encontra e captura células cancerígenas entre biliões de células saudáveis pode estar em breve no mercado, visto que cientistas do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, e uma multinacional do ramo da saúde pretendem criar uma parceria para produzir este exame em larga escala.
.
Os investigadores acreditam que, inicialmente, o teste vai facilitar o tratamento de tumores, pois pode ser feito diariamente, sendo uma forma rápida de descobrir se os medicamentos e as terapias estão a fazer efeito. “É como uma biópsia líquida” que evita a remoção dolorosa de tecidos, disse  Daniel Haber,  um dos inventores do teste.
 .
O exame também poderá ajudar a diagnosticar o cancro antes que ele se espalhe, sendo usado paralelamente a testes tradicionais, como a mamografia e a colonoscopia.
.
Até hoje, o único exame sanguíneo disponível no mercado para a detecção de tumores apenas conta as células doentes, mas não consegue capturá-las, impedindo que os médicos possam obter mais informações sobre o problema.
.

Sem comentários: