terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vacina mais eficaz contra a tuberculose em fase de testes

.
O novo fármaco pode estar disponível a partir de 2020
.
Uma equipa internacional de cientistas está a desenvolver uma vacina experimental contra a tuberculose mais eficaz do que a actual. Já testado em ratos, com êxito, o fármaco, ao contrário dos actuais, está desenhado para prevenir a infecção e também para evitar que o vírus em estado latente provoque um novo surto.
.
A vacina, caso os testes que estão actualmente a ser realizados em humanos o permitam, pode começar a ser utilizada na população em risco de infecção e também na população infectada a partir de 2020. O estudo sobre o fármaco está publicado na «Nature Medicine».
.
(...)
.A doença é provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e transmite-se pelo ar. Na maior parte dos casos, o agente patogénico mantêm-se latente e não provoca problemas. Mas quando passa à fase activa provoca dificuldades respiratórias que, se não forem tratadas, podem causar a morte em 50 por cento dos infectados.
.
Apesar de existir já uma vacina – a BCG – eficaz em 80 por cento dos casos, esta não acaba com o estado latente da infecção, permitindo que possa voltar a desenvolver-se. O estudo actual, dirigido por Claus Aagaard, do Statens Serum Institut de Copenhaga, está a desenvolver um método de vacinação denominado H56.
.
O tratamento combina proteínas que desencadeiam uma resposta imune perante a bactéria activa e também à que permanece latente à espera que o sistema se debilite para atacar. O estudo demonstrou também que a H56 pára infecções já activas de forma mais eficaz do que a vacina actual.
.

2 comentários:

SobreRodas disse...

Muito obrigado pelo vosso comentário...
Desejamos o maior sucesso para o vosso trabalho, que também se tem revelado muito promissor! :)

Sobre Rodas

Projecto "Igualdade na Diferença" disse...

É mesmo muito bom que o consigam manter actualizado :).
Em relação ao vosso nome, dúvida esclarecida.
Vamos continuar sim, também para termos uma perspectiva dos trabalhos de AP em todo o país.
Obrigada, beijos e continuação de um bom trabalho!