segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Nariz electrónico" pode contribuir para o diagnóstico de cancro

 

       
   
Estudo preliminar publicado no "British Journal of Cancer" dá indicadores positivos

Investigadores israelitas desenvolveram um “nariz electrónico” capaz de identificar sinais químicos do cancro através do hálito de pacientes que tenham tumores nos pulmões ou na zona do pescoço e da cabeça.

Um estudo preliminar publicado no "British Journal of Cancer" indica que este aparelho pode, no futuro, ajudar a diagnosticar a doença, embora sejam necessários vários anos de investigação até estar apto para ser utilizado na prática clínica.
   
O estudo realizado com o “Nano Artificial Nose” envolveu 80 voluntários, 46 dos quais tinham cancro nas áreas visadas pelo dispositivo, em que o diagnóstico geralmente é muito tardio. Os restantes eram saudáveis. Este método químico para identificar resíduos do cancro presentes no hálito dos pacientes distinguiu as moléculas dos que eram saudáveis das de pessoas cancerosas.


Depois destes resultados, Hossam Haick, líder da investigação e cientista do Technion - Israel Institute of Technology, sublinhou a urgência de se desenvolverem novas formas de diagnóstico para os cancros da região da cabeça e do pescoço, na medida em que detectá-los é “complicado e requer exames especializados”.
    
Desta forma, o estudo israelita mostra-se relevante, pois num simples teste de hálito, podem perceber-se padrões de moléculas que são encontradas em pacientes com determinados tipos de cancro. "Agora, precisamos testar estes resultados em estudos maiores, para descobrir se surge um potencial método de diagnóstico", acrescentou o investigador.
 
    

Sem comentários: